Informes
O procedimento cirúrgico da otoplastia consiste em deslocar a pele da orelha afim de que se corrija o formato de sua cartilagem.Na cirurgia de otoplastia ocorrem pequenas lesões nos nervos que dão sensibilidade a pele, causando uma sensação de insensibilidade na orelha, porém são efeitos passageiros e nota-se a melhora destes em poucos meses.
A cirurgia de otoplastia deixa cicatrizes quase imperceptíveis, principalmente por esta ficar localizada na parte de trás da orelha, e também se trata de uma região em que a pele fina proporciona uma cicatrização quase total.
Quanto ao tipo de anestesia, a otoplastia quando realizada em crianças recorre à anestesia geral. Já em adultos a anestesia é localizada, sendo esta assistida ou a critério. Geralmente a de cirurgia otoplastia não apresenta dor no período pós-operatório.
Em geral, a otoplastia não oferece um risco maior do que o de qualquer outra cirurgia. O período ideal para a realização da cirurgia de otoplastia é a partir dos 6 anos e contribui com o fator emocional, já que uma operação realizada logo na infância evita apelidos e traumas psicológicos devido ao formato das orelhas.
O processo de recuperação da é rápido, sendo possível retornar as atividades de trabalho apenas dois dias após o procedimento cirúrgico.
Devem ser evitados exercícios físicos nos primeiros 21 dias e esportes que ofereçam contatos bruscos com as orelhas devem ser evitados por dois meses